quinta-feira, 31 de março de 2011

Ato do DCE e AAU-UFS na Jornada de Lutas da UNE

Na última Terça, 29 de março, o Diretório Central dos Estudantes e a Associção Atlética Universitária da UFS realizaram um Ato em defesa da Destinação de 10% do PIB e 50% do Pré-Sal para a educação, que fazem parte da pauta nacionaçl da Jornada de Lutas da UNE e UBES, além de pautas locais como climatização das salas de aula, concurso para professores, restruturação do RESUN, não atraso às obras, e muitas outras pautas.

Segundo Antônio Fernando, Presidente do DCE "esse ato é prova do compromisso do DCE e AAU com as pautas dos estudantes; a UNE, nossa entidade de represantação máxima está fazendo uma jornada de lutas histórica e o Estado de Sergipe não fica de fora e realiza seus atos em defesa da Educação".

O Ato na UFS foi uma das atividades programadas no estado de Sergipe com as bandeiras da jornada de lutas, e a nossa luta ainda segue.... Viva a UNE, viva os Estudantes!

terça-feira, 29 de março de 2011

UJS, UNE e UBES realizam reunião com a SEMED - Aracaju

O Secretário Municipal de Educação do Municipio de Aracaju, Prof. Antônio Bitencourt, recebeu na manhã desta terça (29) representantes da UNE, UBES e UJS.

Os estudantes apresentaram ao Secretário as pautas Nacionais da Jornada de Lutas das entidades e ainda apresentaram proposta de mconstrução de grêmios nas escolas municipais. O Secretário, oriundo do Movimento estudantil,  empolgado com a visita ressaltou a importancia dos estudantes se organizarem e colocou a SEMED a disposição para o dialogo permanente.

Na Ocasião também estava presente a Vereadora Karla Trindade.
Em breve a reportagem completa, por enquanto segue as fotos:

segunda-feira, 28 de março de 2011

Calourada DCE-UFS 2011

Salve Galera, o Diretório Central dos Estudantes e a Associação Atlética Universitária da UFS, gestão "Quem Vem Com Tudo Não Cansa" estará realizando mais uma grande calourada para a estudantada entre os dias 29 e 31 de março de 2011 no campus de São Cristóvão.

Confira aí a programação completa:


Terça (29/03)

08h - Oficina de libras
09h - Café da Manhã da Integração
11h - Ato de Lançamento da Jornada de Lutas da UNE
19h - Culturata com as bandas Legião Cover e Titãs Cover

Quarta (30/03)

09h as 20h - Testes gratuitos de Glicemia, Acuidade de Visão, sangue, Medula Óssea, hepatite, etc.
15h - Palestra: os desafios e asa perspectivas da preservação Ambiental no Brasil.
20h - Culturata com as bandas Pilão de Pife e Samba Atômico.

Quinta (31/03)

09h as 15h - Doação de Sangue Hemose
15h - Palestra: O Turismo e o Brasil (EMBRATUR)

GRANDE FESTA DE ENCERRAMENTO
DJ LÉO LEVÍ
PEDRO HENRIQUE E GABRIEL
NELTON PYTER

Quinta (31/03)
as 20h
na Concha Acústica

Ainda tem mais uma edição do PROJETO TRILHAS
Destino: ILHA DE SÃO PEDRO (Porto da Folha)
no dia 02 de abril (sábado)
saída as 06h da Pç. da Bandeira

sexta-feira, 25 de março de 2011

Jornada de Lutas da UBES - Debate no IFS campus de Lagarto

Na quinta, dia 24/03, no Instituto Federal de Sergipe no campus de Lagarto foi realizado debate sobre a destinação de 10% do PIB e 50% do Pré-Sal pra educação, além da discussão sobre os 25 anos da Lei do  Grêmio Livre. Centenas de estudantes participaram e deram suas contribuições. Outro tema que esteve muito presente foi o PNE (Plano Nacional de Educação).

Cassiano, estudante do IFS, colocou a importância da participação da juventude em espaços como o do Movimento estudantil, debatendo, opinando e interferindo no destino do país; "fico muito orgulhoso em participar do M.E., sei que as nossas bandeiras são consequentes e que de fato refletem a necessidade da estudantada. Viva a UBES e viva os estudantes".

Além da pauta nacional o que também permeou as falas foi a necessidade da reabertura do Refeitório do campus, que garantiria a permanência dos estudantes na escola. "Foi um debate muito construtivo, vários estudantes participaram opinando, cobrando e construindo um movimento estudantil e uma UBES do tamanho do Brasil" disse Tamara Lima, Diretora da UBES em Sergipe.

O debate fez parte da programação da Jornada de Lutas da UNE/UBES em Sergipe, e que segue com força total. Viva a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e viva a União Nacional dos estudantes!

quinta-feira, 24 de março de 2011

OCUPAÇÃO DA REITORIA DO IFS MARCA O INICIO DA JORNADA DE LUTAS EM SERGIPE.

Na última segunda, dia 21 de março, foi realizada a ocupação da reitoria do IFS (Instituto Federal de Sergipe), onde os estudantes reivindicaram a reabertura do Refeitório, do posto de recarga do Mais Aracaju na instituição alem das bandeiras nacionais, pela destinação de 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para Educação.

O Ato marcou o inicio da Jornada de Lutas da UNE e UBES no Estado, e contou com a participação de centenas de estudantes mobilizados que, à frente da Reitoria, gritavam palavras de ordem em defesa das pautas colocadas. Também participaram do ato professores e técnicos administrativos que também entendem a necessidade do cumprimento da lei que garante a reabertura do Refeitório, além de apoiar as nossas bandeiras nacionais.

Para Wilton Lemos, estudante do IFS: “desde o fechamento do refeitório, há anos atrás, tem se dificultado a permanência dos estudantes dentro da instituição, portanto surge a importância de mobilização dos diversos setores para realizar esforços que possa desencadear a reabertura do refeitório e assim cumprir a legislação.”

Durante o ato o Reitor do IFS Pof. Ailton recebeu alguns estudantes e se comprometeu em reabrir o refeitório, além de junto, defender a destinação dos 10% do PIB e 50% do Pré-Sal para a educação; ele também destacou a participação da juventude, e principalmente das entidades estudantis, nos momentos decisivos do país.

Segundo Tamara Lima, Diretora da UBES em SE: “O ato foi de grande importância, fomos recebidos pela reitoria, e houve um dialogo com a estudantada, garantimos uma primeira discussão sobre a vivência dos estudantes dentro do instituto. No momento entregamos assinaturas dos estudantes, que marcou como forma simbólica o manifesto em defesa das melhorias no IFS e pela defesa da Educação Pública, Gratuita e de Qualidade.”

A jornada de lutas da UBES e da UNE segue com a programação, realizando debates e atos nas diversas escolas públicas do Estado.  A mobilização continua com o propósito da participação de cada estudante nas mudanças da educação publica e de qualidade. Nesta quinta, 24, será realizado ato no IFS campus de Lagarto, e na Terça, 29, Ato na UFS; além de na próxima semana ser realizada uma grande passeata nas ruas da capital sergipana.

domingo, 6 de março de 2011

Frente Secundarista lança Coletivo MovimentAção!

A frente secundarista da UJS lançou o coletivo MovimentAção pra invadir as escolas do estado, construir grêmios, UME's, realizar debates, palestras e etc. Confira aí o nosso primeiro jornal:

UJS-SE realiza 5ª edição do Bloco “Tô Blz!”

No último dia 03, a União da Juventude Socialista botou o bloco na rua, literalmente, e realizou pelo quinto ano consecutivo o “Bloco Tô Blz!”. Contando com a participação de mais de 400 foliões, o bloco percorreu diversas ruas do Bairro Pereira Lobo em Aracaju e animou a muitos. A Banda de frevo não deixou ninguém parado, ainda teve um samba fundo de quintal pra animar ainda mais a galera. 


Galera da UJS e a Vereadora Karla
 “A intenção era fazer um bloco de carnaval alternativo pra juventude, feito pela juventude, e que a gente comemorasse com entusiasmo a capital brasileira da qualidade de vida” ressaltou Bruno Henrique, presidente Estadual da UJS. A realização do bloco conta com o apoio da Prefeitura de Aracaju que tem um projeto de resgate do carnaval de rua da cidade, incentivando blocos e bailes nesse período. 

A vereadora Karla Trindade, ex-presidente da UJS, também estava no bloco, para ela “atitudes como essa são importantes para que nossa cidade seja cada vez mais a capital da qualidade de vida, e a UJS como sempre, ousada e protagonista, realiza um evento como este, valorizando o que é nosso, a nossa identidade, isso é a UJS”.


Tá aí as fotos:

Salve galera!!!

Lançamos nosso novo blog, agora é pra valer, esse será um importante espaço pra galera se comunicar e saber das nossas atividades, convidamos à tod@s para construir também esse blog, e lutar por "Manhãs de sol e socialismo!"
Vem com a gente!