sexta-feira, 8 de abril de 2011

DCE - UFS participa de sessão na Câmara de vereadores de Itabaiana

A Câmara Municipal de Vereadores de Itabaiana realizou nesta quinta, 07/04, sessão especial para tratar sobre a doação de um terreno pertencente à prefeitura (hoje ocupada pela UNIT) à Universidade Federal de Sergipe. O Diretório Central dos Estudantes estava presente e comemorou a grande vitória, pela expansão da Universidade Federal e pela qualidade do ensino.

Segue as fotos:

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Vereadora Karla Trindade apresenta moção de repúdio ao deputado federal Jair Bolsonaro

Nos últimos dias, o povo brasileiro tem assistido a diversas manifestações de protesto contra as declarações "racistas e homofóbicas" do deputado federal Jair Bolsonaro  (PP- RJ) para o programa humorístico CQC, da TV Bandeirantes, que foi ao ar no dia 28 de março. Na manhã desta quarta-feira, 6/4, a vereadora Karla Trindade (PCdo B) apresentou moção de repúdio ao deputado, durante  a sessão da Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

O apelo da vereadora aos colegas parlamentares coincide com ato realizado nesta quarta-feira pela União da Juventude Socialista (UJS), na Câmara dos Deputados em Brasíla, que pede a cassação do mandato de Bolsonaro. De acordo com Karla, o deputado agiu de forma incompatível com o decoro parlamentar. "No programa aludido, o Deputado trata com preconceito e discriminação os negros e homossexuais, agindo, desta forma, com desrespeito ao que preceitua a Constituição Federal", afirmou.

As declarações, que estão gerando polêmica e indignação em todo o país, foram dadas no quadro "O Povo Quer Saber" do programa CQC, no qual a cantora Preta Gil perguntou como o deputado reagiria se o filho dele se apaixonasse por uma negra. Ele respondeu: "Preta, não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro esse risco e meus filhos foram muito bem educados. E não viveram em ambiente como lamentavelmente é o teu".  Após o ocorrido, o deputado declarou que havia entendido que a pergunta se referia à possibilidade de um de seus filhos ter um caso homossexual, e não um romance com uma mulher negra.

A vereadora ressaltou a importância da mobilização contrária à atitude do deputado que ficou marcada pelo preconceito a uma parcela significativa da população brasileira. "A atitude do parlamentar reflete opiniões que a sociedade brasileira repele e não coaduna. É necessário, portanto, que de forma clara e tempestiva esta Casa Legislativa se posicione contrária às atitudes racistas e aos insultos proferidos pelo parlamentar fluminense que ferem o estado de Direito e nossa democracia", concluiu.

Por Regina Glesser, Assessora.

Nação Hip-Hop Brasil vai realizar nesta quinta o "Nóis no Centro"

terça-feira, 5 de abril de 2011

AAU promove a UFS CHAMPIONS LEAGUE 2011

Vai começar o show de futebol universitário. Vem aí a UFS CHAMPIONS LEAGUE 2011, o torneio de futebol de campo da UFS que faz parte do calendário de eventos da AAU em 2011. 

Após reunião entre as equipes participantes da edição anterior e interessadas na edição atual ficaram decidido vários pontos como público-alvo, inscrições, uniformes e premiação, todos esses itens já encontram atualizados no na seção UFS CHAMPIONS LEAGUE em regulamento. De acordo com o regulamento e decidido em reunião as vagas serão limitadas, no máximo 16 equipes, além do convite de uma equipe do corpo Docente e uma equipe do técnico-administrativo e o evento será uma das etapas de formação da equipe universitária que pretende disputar a seletiva rumo ao XV Campeonato Brasileiro Universitário de Futebol de Campo em 2011, São Paulo/SP.

“É uma alegria e uma responsabilidade fazer novamente a UFS CHAMPIONS LEAGUE e no período pré-inscrição já tem 20 equipes que já se movimentam a participar, mesmo com as 16 vagas limitadas. Isso comprova a magnitude do evento e motiva a  buscar novos parceiros para crescer ainda mais a competição. Por isso, convido todas aos interessados a correrem atrás para não ficar de fora.”, destaca Igor Oliveira, presidente da AAU.

As equipes que ficaram fora da reunião corram, pois as vagas são limitadas e irão até 26 de abril. As inscrições já estão abertas na AAU de segunda a sexta das 9h às 21h.

Por AAU-UFS

sexta-feira, 1 de abril de 2011

UJS, UNE e UBES visita o Deputado Gustinho Ribeiro - Educação Tem Que Ser 10!

O deputado estadual Gustinho Ribeiro(PV), recebeu a visita da vereadora  Karla Trindade (PCdoB),  e dos representantes da  União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e da  União  da Juventude Socialista(UJS). O objetivo da reunião foi para discutir   a reivindicação  da ampliação dos recursos destinados à área de 4% para 10% do Produto Interno Bruto (PIB) feita semana passada  pela União Nacional dos Estudantes (UNE) à presidente Dilma Rousseff e ao ministro da Educação, Fernando Haddad.


 De acordo com o deputado Gustinho Ribeiro,  é preciso  dotar o país de uma rede de ensino pública abrangente e de qualidade. “ Como o deputado mais jovem da Assembléia quero colocar  o meu mandato a disposição dos estudantes de uma maneira geral e dizer que esta é uma luta minha, que eu apoio, inclusive semana passada eu estava em Brasilia, e acompanhei toda a manifestacão da União Nacional  dos Estudantes (UNE). Outra luta nossa é com relação  aos 50% do fundo social do  Pré Sal para a educação, pois entendo que faz todo  sentido investir a riqueza do país no futuro do país', afirmou.

A vereadora Karla Trindade  disse que houve avanços na educacão,mas que ainda há deficiências a serem corrigidas e avaliou o encontro como bastante  satisfatório. “  Eu acho que nós temos de reforçar nossa juventude na política e foi justamente pelo fato de Gustinho ser um politico jovem, mas bastante atuante, que tem a educação como uma das prioridades de seu mandato,  que marcamos esse encontro. Saio daqui confiante e na certeza de que podemos  contar com o apoio do deputado Gustinho  Ribeiro, nesta causa tão importante para a  o futuro e para o  desenvolvimento do nosso estado” ressaltou.

O representante da UBES, Bruno Reis, agradeceu o apoio do deputado e  disse que esse é o momento certo para se discutir o percentual do PIB que deve ser aplicado em educação. “Temos a oportunidade de aprovar o Plano Nacional de Educação e garantir 10% do PIB para a educação e  esse apoio que estamos tendo do deputado Gustinho é de fundamental importância  nessa luta. O governador Marcelo Déda tem valorizado bastante  e educação, mas temos consciência que ainda falta muito e com a formação do Plano Estadual da Educação acredito que teremos uma educação pública de qualidade” defendeu.




Da Assessoria de Comunicação do Deputado.