quinta-feira, 16 de junho de 2011

Representante cubana visita Aracaju e integra debate na Câmara


Convidada pela vereadora Karla Trindade (PCdoB), a representante da embaixada de Cuba no Brasil, Maria Emilia Cabrera Vieira, visitou Aracaju e debateu com diversos representantes da sociedade sergipana a atual situação do seu país. 

A realidade de Cuba foi discutida no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) com a presença da conselheira de assuntos econômicos e comercias da embaixada cubana, Maria Emilia Cabrera Vieira, na tarde da última quarta-feira, 15. Mediado pela vereadora Karla Trindade, o debate abordou vários aspectos sobre a ilha caribenha, destacando o papel da solidariedade entre os povos. Compareceram autoridades locais, estudantes e representantes do movimento sindical e social.


“A visita da representante da Embaixada de Cuba a Sergipe é um primeiro passo para que nosso estado possa estreitar relações e aprender com esse país que, apesar do embargo econômico imposto pelo governo norte-americano há mais de 50 anos, encontrou caminhos para se desenvolver em áreas estratégicas como a saúde e a educação que são fundamentais para assegurar a dignidade de um povo”, afirmou a vereadora Karla que fez questão de ressaltar a participação da juventude na articulação do debate. A Iniciativa do mandato da vereadora Karla Trindade contou com a parceria do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz),Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e da União da Juventude Socialista (UJS).

Durante o debate, Maria Emilia apresentou alguns dados do desenvolvimento cubano, com destaque para educação e para presença feminina na vida social e política do país. Na educação, 99,7% das crianças, entre 6 e 11 anos de idade, estão matriculadas no ensino primário, 100% do público com necessidades especiais freqüenta a escola e 70% dos jovens, entre 18 e 23 anos, está no ensino superior. Com relação às mulheres, são maioria no mercado de trabalho com 65% de representatividade, 53, 3 % nas atividades científicas e tecnológicas, além de representarem 43% do Parlamento.

Maria Emilia Cabrera Vieira
 “É motivo de grande satisfação estar aqui compartilhando um pouquinho do nosso país que é considerado um gigante na luta anti-imperialista. A população cubana já se acostumou a trabalhar, a lutar e a vencer com esse bloqueio. Fomos capazes de fazer o impossível: defender e construir um socialismo a apenas 90 milhas do Estados Unidos”, ressaltou Maria Emilia.


Importância do debate

O secretário municipal de Edução, Antônio Bittencourt Júnior - em coro com todos que se pronunciaram no debate - parabenizou a iniciativa da vereadora Karla Trindade. “É importante vermos vereadores tratando de altos temas. Karla se preocupa com a cidade, com a juventude, mas entende que Aracaju não existe dissociada de um elo expressivo que chega a países como Cuba. Um país que nutre os mais caros e valorosos sentimentos de solidariedade, respeito e igualdade”, declarou.

“A força do povo cubano está na capacidade de interpretar e entender sua cultura’, pontuou o secretário de Estado de Articulação Política, Chico Buchinho. Ele lembrou que a partir do governo Lula que o Brasil passou a ter um novo olhar sobre Cuba e a América Latina como um todo.

Também reconhecendo a capacidade do povo cubano de compreeder a própria realidade, o secretário municipal de Assistência Socia l, Bosco Rollemberg, lançou uma reflexão sobre “que caminhos Cuba deverá seguir para adequar seu sistema econômico socialista aos dias atuais”. Bosco, que é um dos fundadores do PCdo B em Sergipe e tem sua história marcada pela luta política em terras sergipanas e no Brasil – aproveitou a oportunidade para pontuar alguns aspectos da história do socialismo no mundo.

Para o estudante Antonino Cardozo, membro da UJS, o papel do jovem é fundamental nesse processo de atualização dos modelos políticos e, nesse sentido, ele elogiou o trabalho da vereadora Karla Trindade junto às questões da juventude. “Esse debate é prova do entendimento e do respeito da vereadora Karla sobre o nosso papel nos rumos da sociedade. E a participação de uma maioria composta por jovens estudantes aqui neste momento reforça que queremos compreender a nossa realidade para poder transformá-la”, afirmou.

Solidariedade

Após a apresentação, Maria Emilia respondeu às perguntas dos presentes e recebeu a solidariedade do povo aracajuano expressa em uma carta assinada pela vereadora Karla e representantes do movimento estudantil, social e sindical. A nota de solidariedade e apoio ao povo cubano foi lida pelo presidente da UJS, Bruno Henrique e entregue pela presidente da Coordenação dos Movimentos de Mulheres do Estado de Sergipe (Conam Mulher), Adriana Oliveira.

Emocionada, a conselheira agradeceu pelas manifestações de apoio e solidariedade que aconteceram em todas as intervenções do debate, além de revelar que uma das prováveis fórmulas de Cuba seria o sentimento de igualdade que prevalece entre o povo cubano. “Todos têm direito à moradia, saúde, educação e lutamos diariamente para reafirmação de um sistema de plena democracia, onde povo e governo não estão separados”, ressaltou.

Durante seu discurs o deixou clara a satisfação e disposição de Cuba em compartilhar experiências bem sucedidas em áreas diversas que podem ser aplicadas em outros países. “Esta minha vinda a Sergipe abre as portas do estado para a visita do embaixador de Cuba, Carlos Zamora Rodríguez, que deve acontecer em agosto. Queremos nos aproximar do empresariado sergipano e aprender também com as experiências locais”, afirmou.

Segundo Maria Emilia, a solidariedade é um princípio sagrado em Cuba. “Devemos pensar nos demais e não só em nós mesmos, sentindo em nossos corações os problemas, os sofrimentos e qualquer injustiça que cometam com os outros em qualquer lugar do mundo. Contem sempre com a nossa querida Cuba, nossa modesta experiência para contribuirmos em qualquer área que tenhamos competências desenvolvidas”, destacou.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Karla exige respeito e defende o prefeito Edvaldo Nogueira na CMA


A vereadora Karla Trindade (PCdoB) usou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) nesta quinta-feira, 02/06, para defender o prefeito Edvaldo Nogueira das críticas feitas pelo vereador Jailton Santana (PSC). Na sessão da última quarta-feira, 01/06, Jailton, de forma desrespeitosa, referiu-se ao prefeito como ‘cara de pau’.

“A história do prefeito Edvaldo Nogueira é marcada pela defesa da democracia e do desenvolvimento social, reconhecida por todos aqueles que buscam construir uma sociedade mais justa e fraterna. E não vai ser Vossa Excelência que irá difamar a história digna do Prefeito Edvaldo Nogueira. De um alagoano, filho de família humilde, que veio pra Aracaju ainda adolescente e ingressou na Universidade Federal de Sergipe no curso de medicina, e lá, ao conhecer a luta social, passou a dedicar sua vida à organização popular e a um partido de esquerda, o PCdoB”, ressaltou a vereadora.
Karla disse defender um governo respeitado pelos aracajuanos e que desenvolve ações que têm colocado a capital sergipana em um patamar ainda maior, no rumo do desenvolvimento e da modernidade. “Dificuldades podemos encontrar, mas nós temos coragem de olhar pra cada cidadão e responder que estamos trabalhando e que não nos contentamos, buscamos melhorar sempre”, pontuou.


Exemplo na política

Durante o discurso, a vereadora fez uma breve retrospectiva da história dela na militância política que começou ainda na adolescência no PCdoB, destacando a influência importante do prefeito Edvaldo nessa trajetória. “Foi em uma palestra no Colégio Tobias Barreto sobre protagonismo juvenil, proferida pelo atual prefeito de Aracaju, à época vereador desta Casa, que pela primeira vez despertou em mim o desejo de atuar e interferir nos destinos do meu país e do meu município”, afirmou.

Karla citou uma situaç ão de repressão pela qual passou em 2006, como estudante de enfermagem e militante jovem na política, durante um fórum voltado à juventude realizado na gestão do então governador João Alves Filho, quando tentava propor para discussão algumas demandas da juventude juntamente com outros militantes juvenis. “Estava lá também o vereador Danilo Segundo. Mas como fomos recebidos? Com a polícia nos agredindo numa tentativa covarde de nos vencer pela força. O efeito, entretanto, foi o inverso. O que me marcou foi desejo de que tínhamos que construir uma nova realidade para Sergipe. A vontade de fazer política e organizar a juventude só aumentou em mim”, declarou.

Segundo a vereadora foi esse mesmo sentimento de luta contra injustiças na política que a fez subir na tribuna em defesa do prefeito Edvaldo Nogueira. “Todos aqui sabem que retornei este ano a esta casa, que fui por quase dois anos secretária de Governo da Prefeitura de Aracaju. Nestes do is anos reafirmei minhas convicções porque estive ao lado de uma das pessoas mais corretas e sérias que conheci. Vi e aprendi com o prefeito Edvaldo Nogueira como devemos lidar com a coisa pública, fazer da atuação governamental algo que de fato melhore a qualidade de vida do nosso povo. E entendo ser uma imensa falta de respeito o vereador Jailton Santana se referir ao prefeito Edvaldo Nogueira como cara de pau”.

Compromisso com a verdade

A vereadora disse ter se sentido agredida pelo discurso de Jailton, o qual afirmou que nenhum vereador da Casa havia comparecido ao ato de anúncio do pacote sobre transporte público em Aracaju, ocorrido na última segunda-feira, 30/05, quando na verdade Karla Trindade compunha a mesma do evento. “Se o objetivo, vereador Jailton Santana, foi me abater pode ficar certo que o resultado foi outro. O seu discurso só fez reafirmar os meus ideais, reascender a confiança que tenho no projeto do qual faço parte e confirmar que a oposição nesta Casa está sem horizonte, sem perspectiva”, afirmou Karla.

Ao final do discurso, Karla elogiou o trabalho de vários colegas vereadores que agem de forma exemplar, comprometidos com a verdade e que honram os cidadãos aracajuanos que os elegeram como representantes. E durante todo seu pronunciamento, levantou a bandeira do respeito e do debate de idéias em prol do povo de Aracaju. “Sou Vereadora e prezo pelo respeito a meus pares. Peço, portanto, que o respeito seja o alimento desta Casa. Não podemos aceitar que difamações gratuitas se tornem o cotidiano na Câmara de Vereadores de Aracaju”.